Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Lingua portuguesa.

Aqui no meu blog sempre posto coisas que já foram escritas por alguém, poemas, textos, historias, contos... é  raro eu escrever alguma coisa de minha autoria, apesar de gostar de escrever, mesmo sem saber muito sobre gramática e regras ortográficas, vou fazendo meus “textinhos” . Há alguns meses estou tentando organizar meu tempo para fazer  um cursinho da língua portuguesa, quase comecei nessas ferias, só que não deu certo.
Lendo alguns artigos sobre a língua portuguesa fiquei na duvida se deveria mesmo fazer o cursinho. Esta surgindo um vocabulário novo, uma nova linguagem que pode ser revolucionaria, ou não! Quem já viu alguma coisa sobre internetês?
Para quem ainda não ouviu falar, vou mostra em poucas palavras.

O INTERNETÊS, uma linguagem utilizada no meio virtual, em que "as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo três letras", onde há "um desmoronamento da pontuação e da acentuação", pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres e desrespeito às normas gramaticais.
A linguagem utilizada na Internet é caracterizada pela informalidade, e, por ser em tempo real, os usuários simplificam ao máximo para agilizar a comunicação para que a conversa seja tão rápida como a fala.
(Wikipédia)

Os educadores estão preocupados com esse novo meio de escrita, esse novo metodo esta sendo usado em sala de aula pelos alunos.
Era só o que faltava em pleno século XXI voltar a escrita hieroglífica.

Muito preocupante, vocês não acham?

6 comentários:

  1. Muito preocupante mesmo!
    Acho triste ver erros ortográficos... ainda mais os exagerados.
    Estou fazendo um curso de português online. Estou adorando! A professora é excelente e é voltado para concursos!

    E sim: o internetês é um perigo!
    Muitas vezes, na pressa, escrevo algo abreviado em textos e e-mails sérios. A atenção deve ser dobrada!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é muito preocupante. Os professores devem estar atentos a isso!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê!
    Menina isso está cada vez mais presente e perigoso. Não sei onde vai parar isso. Nos blogs ainda mantemos a escrita formal, mas em outras redes sociais é terrível. Com estes sinais fico como o Cebolinha aí em cima, não entendo nada.rsss
    beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Preocupante sim.
    Papel dos professores, de mãe, pai, tios, avós...
    Deve ser cobrado, vigiado, acompanhando do adolescente e já desde as crianças a escrita e fala correta das palavras, sem mais nem meio mais.
    Blz! Trank! Legal! falar gíria, é de boa, massa, irado, mas quero palavras completas, bem ditas.
    O mundo é feito de diversão e arte, curtição e cultura. A formalidade, hierarquia, preservação de valores como o da língua devem ser cultivados, ensinados e qd a corda tesar, exigido, cobrado.
    A relação adolescente adulto deve ser sempre mantida a um certo nível de distância. Parar com tanto julgamento, ses e porém por parte da moçada e partir para alguns "Acorda Alice", pois se já se não é mais do mundo da fantasia, bem vindo ao mundo real.
    Leitura, bom vocabulário, boa escrita, letra legível, asseio é imprescindível para formação educacional, social e moral de qualquer individuo e tenho dito.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandra, concordo plenamente com o que disse!
    Muito obrigada pelos elogios sobre o texto e sobre o desenho, novidades estão por vir...aguarde! :)

    Beijo,

    Marcilane.

    ResponderExcluir
  6. Ai Alê, sinto nossa língua tão descuidada, tão mal usada. Temos palavras lindas, que tão bem expressam e acho que estamos perdendo isso.
    Mas seu post é um lembrete para não cairmos no "prático", no abreviado.
    Um beijo

    ResponderExcluir